We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

QTV010 – Arcanos

by Felipe Zenicola

/
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.

about

"Arcanos" é um procedimento. Um método que nasce filho das necessidades urgentes de exposição da expressão criativa e do desapego da obsessão por vezes paralisadora pela busca por um ponto final durante a criação musical. Nesse sentido, "Arcanos" é mais o processo que o seu produto sonoro.

O projeto se materializou pela interação sistemática entre gravações de improvisações e um oráculo, no caso o Tarô. O método consistiu na produção diária de materiais sonoros, onde todo o fluxo de produção — do primeiro impulso criativo ao lançamento (publicação virtual) de cada material era resolvido no mesmo lapso criativo. A cada dia um arcano maior do Tarô de Marselha era sorteado para reger a produção daquele dia. O processo todo durava em media de 2 a 4 horas, dependendo do resultado obtido. Antes de cada produção o arcano respectivo era analisado, tanto por sua representação arquetípica já conhecida quanto por uma experimentação puramente subjetiva. Sob o efeito dessa exposição era gravada uma improvisação/composição.

As gravações foram feitas com o baixo elétrico, utilizando pontualmente efeitos e sobreposição de camadas. Ao todo foram produzidas e publicadas 22 faixas, uma a cada dia, referentes a cada um dos 22 arcanos maiores, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2015. Agora reunidas na ordem cronológica e masterizadas, as faixas estão sendo relançadas como álbum.

Enquanto álbum, mais que mera representação sonora das cartas do tarô, "Arcanos" explicita minha tentativa em expor, com a menor quantidade de maquiagens e máscaras possível, formas-pensamento, emoções e movimentos internos pouco ou nunca acessíveis verbalmente ou mesmo conscientemente. Subordinar a conclusão dessa obra diretamente a um método, ao invés de a um resultado conceitual ou estético desejado, foi um processo árduo, doloroso, cansativo e que trouxe muito incômodo ao senso critico e ao ego que tanto se ocupa da forma como somos percebidos pelo outro. E foi justamente essa condição que proporcionou um processo terapêutico de flexibilização desses processos mentais.


Felipe Zenicola
Agosto de 2015

credits

released August 11, 2015

Felipe Zenicola: baixo elétrico (danelectro longhorn bass, fender precision bass e M. Zaganin) e produção.
Lucas Pires: Arte
QTV 2015

license

all rights reserved

tags

about

QTV Selo Rio De Janeiro, Brazil

qtvlabel@gmail.com

selo independente brasileiro /
brazilian independent label

contact / help

Contact QTV Selo

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like QTV010 – Arcanos, you may also like: